Plataforma de inovação colaborativa

Rede Social Corporativa

 

Falamos em gerar conhecimento, colaborar e utilizar a inteligência coletiva em rede. Porém, pouco adianta se este conhecimento gerado for perdido ou não puder ser encontrado quando for necessário. Então, como trazer para a empresa aquele conhecimento e experiência em projetos que está “na cabeça” de uma pessoa ou grupo? Esse é o desafio da gestão do conhecimento e importante habilidade para inovar através do conceito da empresa que evolui e aprende continuamente.
A tecnologia da informação é fator chave para promover a gestão do conhecimento. A Concch trabalha a utilização de redes sociais corporativas como importante ferramenta para captar e difundir o conhecimento organizacional.

 

Inovação tecnológica e de gestão já se tornou questão de sobrevivência. Organizações que não evoluem tendem a ser substituídas por outras, o que não é uma novidade no mundo empresarial, mas o que chama a atenção é o volume e velocidade com que tem acontecido. A Concch aplica a Tecnologia da informação fortemente integrada à Colaboração e Gestão do Conhecimento Empresarial, oferecendo suporte para tomada de decisões e para promover a inovação nos negócios.

Inovação não é só aquela criada nos grandes laboratórios com equipamentos caríssimos e os melhores pesquisadores do mundo. O IBGE, que realiza a pesquisa de inovação tecnológica no Brasil, define empresas inovadoras simplesmente como aquelas que implementaram produto e/ou processo novo ou substancialmente aprimorado. Na prática, podemos ter empresas muito inovadoras explorando a tecnologia para promover a comunicação e criatividade entre equipes e utilizar o conhecimento de redes de parceiros.

A mobilidade é uma necessidade e traz benefícios como aumento da produtividade para as empresas; maior autonomia e qualidade de vida para as pessoas.

Empresas e pessoas estão experimentando grandes mudanças. Enquanto as organizações tem o desafio de inovar para continuar “vivas”, as pessoas continuam trabalhando erealizando diversas atividades para acompanhar este desenvolvimento. Estão estudando, participando de grupos ou comunidades de prática, assistindo ou se apresentando em palestras, viajando a negócios, visitando clientes, aumentando sua rede de relacionamentos ou, porque não, passando mais tempo perto de seus familiares. Essessão só alguns exemplos de nossa realidade cotidiana e a tentativa de equilibrar o trabalho e vida pessoal.

Nas soluções Concch aplicamos a computação em nuvem para viabilizar a colaboração e mobilidade. Nela, os dados ficam armazenados com maior segurança, disponibilidade e mobilidade em servidores virtuais. Assim as informações ficam disponíveis em qualquer lugar, a qualquer hora podendo ser acessadas via celular ou tablet.

A colaboração deve ser considerada como questão estratégica e de gestão como forma de reunir o conhecimento, competências e recursos coletivos em amplas redes horizontais de participantes e parceiros que podem ser mobilizadas para realizar muito mais do que uma empresa sozinha é capaz.

O ambiente de negócios “em rede” necessita de um trabalho essencialmente colaborativo e com responsabilidades coletivas. Ideias, soluções e inovações emergem com maior facilidade neste ambiente voltado à comunicação aberta e que equilibre melhor vida pessoal e profissional. É muito importante estimular a existência de um espaço criativo onde as pessoas possam interagir e criar junto com outros colaboradores.